Santo Rosário – Mistérios Gloriosos

A história registra inúmeros milagres que envolvem a prática espiritual do Santo Rosário.  O que me impressiona é que muitos católicos, mesmo com todo acesso a informação existente nos dias atuais, ainda não sabem rezar o Santo Rosário e desconhecem a existência dos Mistérios da Vida de Cristo presentes nessa prática. A seguir será apresentado os Mistérios Gloriosos, bem como o roteiro de orações desse Ciclo de Mistérios.

Os Mistérios Gloriosos são:

Santo Rosário Mistérios Gloriosos Primeiro Mistério: Ressurreição de Cristo Nosso Senhor. (São Lucas, 24:1-6);Santo Rosário Mistérios Gloriosos Segundo Mistério: Ascenção de Nosso Senhor ao Céu. (Atos dos Apóstolos, 1:6-11);Santo Rosário Mistérios Gloriosos Terceiro Mistério: Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos com Maria no Cenáculo em Jerusalém. (Atos dos Apóstolos, 2:1-4);Santo Rosário Mistérios Gloriosos Quarto Mistério: Assunção de Nossa Senhora ao Céu. (Carta aos Colossenses, 3:1-4);Santo Rosário Mistérios Gloriosos Quinto Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos. (Apocalipse, 11:19 à 12:1);

Figura – 1: Ciclo dos Mistérios – Mistérios Gloriosos

• Primeiro Mistério: Ressurreição de Cristo Nosso Senhor. (São Lucas, 24:1-6);
  • Segundo Mistério: Ascensão de Nosso Senhor ao Céu. (Atos dos Apóstolos, 1:6-11);
  • Terceiro Mistério: Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos com Maria no Cenáculo em Jerusalém. (Atos dos Apóstolos, 2:1-4);
  • Quarto Mistério: Assunção de Nossa Senhora ao Céu. (Carta aos Colossenses, 3:1-4);
  • Quinto Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos. (Apocalipse, 11:19 à 12:1).

Na Figura – 2 você verá como o Santo Rosário está estruturado, de modo que possa compreender o roteiro e a ordem das orações, incluindo o Ciclo dos Mistérios, e logo em seguida, o texto das orações recitadas.

Figura – 2: Estrutura do Santo Rosário

Roteiro do Santo Rosário – Mistérios Gloriosos

Você verá os 44 passos que compõe a estrutura do Santo Rosário, com as orações a serem recitadas em cada etapa e, em alguns casos, explicações necessárias para sua realização.

Divino Jesus, eu Vos ofereço este terço que vou rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

9 – Ó Meu Jesus

Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

10 – Jaculatória

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

11 – Primeiro Mistério

No Primeiro Mistério, contemplamos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.

Nós Vos oferecemos, SENHOR JESUS, esta primeira dezena para honrar a vossa ressurreição gloriosa; e Vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o amor de DEUS e o fervor no vosso serviço.

14 – Gloria ao Pai
15 – Ó Meu Jesus
16 – Jaculatória

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós.

17 – Segundo Mistério

No Segundo Mistério, contemplamos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.

Nós Vos oferecemos, SENHOR JESUS, esta segunda dezena para honrar a vossa triunfante Ascensão ao Céu; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma firme esperança e ardente desejo do Céu.

20 – Gloria ao Pai
21 – Ó Meu Jesus
22 – Jaculatória

Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.

23 – Terceiro Mistério

No Terceiro Mistério, contemplamos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos com Maria no Cenáculo em Jerusalém.

Nós Vos oferecemos, SENHOR JESUS, esta terceira dezena para honrar o mistério de Pentecostes; e Vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do ESPÍRITO SANTO às nossas almas.

26 – Gloria ao Pai
27 – Ó Meu Jesus
28 – Jaculatória

Viva o Imaculado Coração de Maria.

29 – Quarto Mistério

No Quarto Mistério, contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

Nós Vos oferecemos, SENHOR JESUS, esta quarta dezena para honrar a Imaculada Conceição e a Assunção de Vossa Mãe Santíssima, em corpo e alma, ao Céu; e Vos pedimos, por estes dois mistérios e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o dom da verdadeira devoção a ela.

32 – Gloria ao Pai
33 – Ó Meu Jesus
 34 – Jaculatória

Viva o Sagrado Coração de Jesus.

35 – Quinto Mistério

No Quinto Mistério, contemplamos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.

Nós Vos oferecemos, SENHOR JESUS, esta quinta dezena para honrar a coroação gloriosa de Vossa Mãe Santíssima no Céu; e Vos pedimos, por este mistério e por intercessão dela, a perseverança na graça e o aumentos das virtudes até o momento da morte e depois disto a coroa da glória que nos esta preparada. Pedimos a mesma graça por todos os justos e por todos nossos benfeitores… Assim Seja!

38 – Gloria ao Pai
39 – Ó Meu Jesus
40 – Jaculatória

A Deus tudo é possível.