Terço da Libertação

A história

O Terço da Libertação é um dos vários métodos de oração que utilizam o colar de contas do Santo Rosário como estrutura e guia. Essa oração e seu método foram desenvolvidos por Regis Castro e sua esposa Maïsa.

Regis e Maïsa fundaram, juntamente com o Pe. Eduardo Dougherty, a Comunidade Católica de Aliança Jesus te Ama, fundada em 1984, cujo carisma é a “Evangelização pela Palavra de Deus, através de todos os meios de comunicação”. Por muito tempo, o casal pregou no Programa de Rádio Jesus te Ama, alcançando um poder de transmitir a Palavra de Deus para mais de 160 emissoras no Brasil e nos Estados Unidos.

O tema que mais inspirava o Regis Castro em suas pregações era o que nos ensina os versículos de João 8: 31, 32 e 36.

São João: 31. E Jesus dizia aos judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos. 32 conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. 36 Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

Meditando na Palavra de Deus, a partir dos versículos citados, o Espírito Santo trabalhou a sua mente e o seu coração, adicionando outros elementos para compor o Terço da Libertação, tais como, como:

São Mateus – 8:2 – Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se dian­te dele, dizendo: “Senhor, se queres, podes curar-me”.

São Mateus – 14:30 – Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”.

São Lucas – 18:13 – O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!”

A partir daí o Espírito Santo começou a agir no corpo e alma do Regis, orientando-o a afirmar, frequentemente, nas suas pregações a seguinte oração:

“ Jesus tem piedade de nós! Só Jesus cura! Só Jesus salva! Só Jesus liberta!”

Com o tempo, o grandioso trabalho de evangelização foi alcançando muitos corações e inúmeros testemunhos de graças começaram a chegar, mostrando como o poder do nome de Jesus Cristo pode fazer verdadeiros milagres. As pregações foram transformadas em livros e os testemunhos de fé não pararam de chegar.

Uma bela noite, Regis estava orando na madrugada e sentiu a presença do Espírito Santo e obteve a inspiração divina para “compor” um Terço o qual se chamaria “Terço da Libertação”. Este terço seria inspirado na Palavra de Deus, o que levaria quem o rezasse a experimentar o poder, amor e a fidelidade do Pai. Isso porque, nesse terço, o nome poderoso do Nosso Senhor Jesus Cristo é invocado 206 vezes.

A Palavra de Deus suscitaria a fé em Jesus Cristo e a invocação fervorosa do nome de Jesus levaria também a uma experiência pessoal com o Amor misericordioso do Senhor, pois Ele mesmo prometera que “qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vô-lo farei” (Jo 14,14) e ainda disse que “todo o que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rom 10,13). E isso nos lembra que “em nenhum outro (nome) há salvação…” (At 4,12).

Exercendo a virtude da obediência, Regis ouviu e seguiu a inspiração divina e compôs o Terço da Libertação. Logo em seguida, juntamente com sua esposa Maïsa, escreveu um livro registrando toda a base bíblica para que, quem o rezasse, o fizesse com o conhecimento do poder contido na Palavra de Deus e no nome de Jesus Cristo e, assim, não o reduzisse a uma fórmula mágica.

A primeira edição do livro foi um sucesso, o que evidencia a poderosa ação do Nosso Senhor Jesus Cristo na condução desse belíssimo projeto. Com o tempo, milhares de testemunhos de fé começaram a chegar, dos mais variados cantos do Brasil. Testemunhos que foram incluídos no livro para evidenciar o poder de Deus.

Vale a pena conhecer essa belíssima obra e essa poderosíssima oração.

Para quê rezar o Terço da Libertação?

É muito comum, nos dias atuais, sentirmos uma frieza espiritual, uma tibieza que nos tira a força de nos conectarmos com o Senhor. Essa apatia espiritual, reflexo de nossos tempos, precisa ser superada para que o equilíbrio mental, emocional e espiritual se estabeleça e nossa confiança em Deus se fortaleça.

Não conseguem orar?

Não consegue ler a Palavra de Deus?

Não consegue se dedicar a Obra de Deus, ir à missa, ouvir e cantar os louvores?

Não consegue se desconectar de pessoas negativas, vícios, paixões e pecados?

Não consegue superar uma influência espiritual maléfica?

Não consegue rezar o terço e nem fazer outras coisas que nos aproximam de Deus?

Então, o Terço da Libertação é para você!

Roteiro do Terço da Libertação

Terço da Libertação

Figura – 1: Estrutura do Terço da Libertação

Você verá os 22 passos que compõe a estrutura do Terço da Libertação, com as orações a serem recitadas em cada etapa e, em alguns casos, explicações necessárias para sua realização.

Divino Jesus, eu Vos ofereço este terço que vou rezar, rogando as bençãos de vossas mãos para que eu seja inspirado(a) pelo Espírito Santo a imitar seu magnífico exemplo de amor, de modo a desenvolver as virtudes necessárias para bem rezá-lo e tornar-me merecedor(a) da glória dos céus e da manifestação de milagres em minha vida.

PRIMEIRA DEZENA

9 – Jaculatória Contas Grandes

Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!

10 – Jaculatória Contas Pequenas (10x)

SEGUNDA DEZENA

12 – Jaculatória Contas Grandes

Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!

13 – Jaculatória Contas Pequenas (10x)

TERCEIRA DEZENA

15 – Jaculatória Contas Grandes

Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!

16 – Jaculatória Contas Pequenas (10x)

QUARTA DEZENA

18 – Jaculatória Contas Grandes

Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!

19 – Jaculatória Contas Pequenas (10x)

QUINTA DEZENA

21 – Jaculatória Contas Grandes

Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!

22 – Jaculatória Contas Pequenas (10x)

Jesus liberta-me!

Se desejar saber mais sobre o Terço da Libertação, acesse o site desse divino projeto do Senhor. Clique Aqui!